5 dicas para melhorar o marketing de conteúdo de sua empresa

O marketing de conteúdo é definitivamente, uma das estratégias mais importantes dentro de qualquer empresa, é através dele que você consegue nutrir seus leads e atrair novos visitantes de forma totalmente orgânica. 

Dessa forma, é possível mediar uma boa comunicação e estabelecer um relacionamento cada vez aprimorado entre sua marca e seu público-alvo e, assim como uma injetora de plástico, essa estratégia vai moldar o cliente ideal para sua empresa.

Mais do que um diferencial, a produção de conteúdo é algo obrigatório para qualquer empreendimento que deseja se manter dentro do mercado digital, auxiliando em todas as etapas do funil de vendas, seja através de redes sociais, publicações de blogs, materiais ricos ou até mesmo a participação no audiovisual. 

Porém, mais do que realizar o marketing de conteúdo é necessário que ele esteja totalmente otimizado e funcione de forma competente, já que, de nada adianta uma produção incessante de conteúdos se eles não tiverem qualidade durante o seu processo. 

Pensando nisso, no texto de hoje separamos 5 dicas para melhorar o marketing de conteúdo de sua empresa e fazer com que ela tenha um desempenho muito melhor do que o atual, bora conferir? Então vamos lá!

Utilize diferentes formatos de conteúdos

Como você já deve saber, dentro da internet temos um acervo enorme de conteúdos dos mais variados tipos e estilos, e é claro que se você quer melhorar o seu marketing de conteúdo, é necessário aproveitar cada um deles.

Ebooks, webinars, vídeos, podcasts, blog posts, guest posts, posts em redes sociais, infográficos, e-mail marketing, todos esses são apenas alguns exemplos de formatos que podem ser bem explorados dentro da sua empresa. 

Procure adotar uma certa variedade nos conteúdos publicados, isso vai atrair os mais diversificados gostos dos usuários, podendo agradar qualquer pessoa independente do que ela esteja buscando, como se ela estivesse comprando um batedeira industrial com várias marcas diferentes.

Além disso, recomendamos explorar bastante os conteúdos audiovisuais, tanto áudios como podcasts quanto vídeos estão em alta e pode ser uma ótima opção para a sua empresa. 

Monte um calendário de postagens

Todo bom conteúdo necessita de um planejamento de postagens, afinal, é praticamente impossível ter bons resultados se você não pensar em como tudo será feito com antecedência, sendo assim, procure montar um bom calendário de postagens. 

Separe os dias no qual você vai postar cada conteúdo em cada canal de comunicação, separe temas que estejam em alta e pautas que você gostaria de falar sobre, procure manter uma constância de postagens, com pelo menos de 5 até 10 conteúdos semanais. 

E é claro, procure sempre estar pelo menos um mês antecipado ao seu cronograma, quanto mais organizado você for, mais a produção de conteúdo se torna automatizada, o que garante postagens frequentes, de maneira sistemática e extremamente eficiente, gerando resultados bem melhores para o seu negócio. 

Analise seus concorrentes e as tendências do mercado

Uma das formas de entender se você está seguindo o caminho correto ou até mesmo tirar alguns insights é visitando o conteúdo de seus concorrentes, veja qual a linguagem que está sendo explorada, a forma como eles falam, os estilos e as tendências mercadológicas de maneira geral. 

Uma boa pesquisa pode ajudar bastante na sua criação e na melhoria de alguns pontos, também é importante ficar de olho no mercado para acompanhar as tendências, colete pautas que estão em alta e que estão sendo faladas relacionadas a sua área.

Por fim, também procure solucionar algumas dúvidas de seus usuários, caso eles tenham curiosidade de como funciona uma manutenção de elevadores, procure criar conteúdos que solucionem essas dúvidas e receba e considere feedbacks constantes. 

Reutilize conteúdos antigos

É claro que se você é uma empresa um pouco mais antiga no mercado, com certeza possui um certo acervo de conteúdos espalhados pela web, certo? Mas nem todos esses envelheceram tão bem ou possuem o mesmo impacto da data que foram postados.

Mas, mesmo antigos, eles ainda podem ser úteis para você, faça uma pesquisa de conteúdos antigos e reutilize-os em prol das suas estratégias, faça algumas reportagens ou crie um conteúdo baseado em algum antigo. 

É possível reciclar muita coisa que pode ser extremamente útil para você hoje em dia, coletando temas que voltaram a ficar em alta, ou conteúdos de alta qualidade que foram jogados de escanteio e ainda podem gerar benefícios para você. 

Preze pela alta qualidade e utilize o SEO ao seu favor

É claro que a qualidade deve ser colocada em primeiro lugar nas suas estratégias de produção de conteúdo, muitas vezes, o desempenho pode estar abaixo justamente por você não estar dando a devida atenção que o marketing de conteúdo merece.

Então procure sempre criar conteúdos ricos em informação, se for falar sobre um tema como toldo articulado, aborde suas funcionalidades, origens, entre outros, é sempre importante gerar valor ao seu público, colocando isso como prioridade. 

Você também pode utilizar o SEO dentro de suas estratégias, esse mecanismo auxilia a gerar mais visibilidade de maneira orgânica para a sua empresa, podendo melhorar o potencial dos seus conteúdos. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para melhorar o seu marketing de conteúdo? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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