tecnologia

4 benefícios do uso da tecnologia na gestão de projetos

A tecnologia é reconhecida pelas empresas como algo necessário para inovar e aprimorar os serviços. Mas os recursos tecnológicos precisam ser corretamente aplicados para que realmente aumentem a produtividade e gerem diferencial competitivo.

É preciso se conscientizar de que a tecnologia usada na gestão de projetos depende de um planejamento para sua aplicação, visto que quando a companhia adota um recurso, ele precisa tornar os funcionários mais envolvidos com os resultados.

A própria organização consegue aperfeiçoar seu planejamento, executar ações com mais eficiência e acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos no dia a dia. Essas facilidades minimizam os erros e fortalecem a imagem da organização.

Esses recursos também ajudam a superar alguns obstáculos comuns na gestão de projetos, por exemplo, quando o gestor tem dificuldade para estabelecer parâmetros.

O papel desse profissional é trabalhar com orçamentos, prazos, contratação de profissionais, entre outras necessidades que podem gerar dúvidas. A tecnologia também oferece análise de riscos e ajuda na delegação de tarefas.

Todos esses processos são essenciais no dia a dia das organizações, mas antes de escolher uma ferramenta, é necessário saber quais são os benefícios que ela oferece para a gestão de projetos.

O gestor também precisa conhecer os recursos tecnológicos mais usados nesse processo e quais são as principais ferramentas de gestão.

Benefícios da tecnologia

Os avanços tecnológicos permitiram que as corporações tivessem acesso a várias vantagens, além da possibilidade de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Na gestão de projetos, eles trazem várias vantagens, como:

  1. Mais agilidade;
  2. Facilidade no planejamento;
  3. Líderes mais atentos;
  4. Equipes mais integradas.

Para uma empresa especializada em regularização de endereço fiscal fortaleza, fazer várias tarefas com mais velocidade é muito benéfico, e com a ajuda de um software, isso é perfeitamente possível.

Esses recursos possibilitam acesso rápido às informações gerenciais relacionadas a estoque, recursos financeiros, vendas, entre outros.

Por meio da automatização, fica mais fácil fazer com que os colaboradores deixem de lado atividades repetitivas e possam focar em ações estratégicas para o negócio, consequentemente, a produtividade melhora.

As tecnologias para gestão de projetos facilitam o planejamento, desde sua elaboração até sua execução, e a partir do momento em que a companhia conta com mais informações, os gestores também conseguem verificar como obter resultados expressivos.

Hoje em dia, existem softwares que permitem verificar o acompanhamento de projetos em andamento, algo fundamental para identificar eventuais riscos e adotar as medidas cabíveis para resolver problemas.

A tecnologia também traz mais dinamismo e cria um ambiente propício para a inovação. Além do mais, o líder não precisa se preocupar com atividades rotineiras e repetitivas, podendo visualizar outras alternativas.

Se a questão for o projeto elétrico comercial, o gestor também vai conseguir melhorar a performance da equipe e os resultados da organização.

Fica mais fácil esclarecer as dúvidas dos profissionais e pensar em soluções que tornam a corporação mais competitiva em seu segmento de atuação.

Qualquer negócio precisa oferecer condições para que líderes e funcionários sejam mais criativos porque isso ajuda a encontrar maneiras de interagir melhor com os clientes.

Contar com líderes voltados para as atividades-fim da corporação é outra vantagem trazida pela tecnologia de gestão de projetos. O próprio sistema cria uma conjuntura favorável e que aumenta a integração entre as equipes.

Compartilhar informações gera mais conhecimento e promove um diálogo saudável entre os profissionais, uma iniciativa que também consolida práticas capazes de surpreender os clientes de maneira positiva e fidelizá-los.

Importância da tecnologia na gestão de projetos

A tecnologia na gestão de projetos é muito importante para que o gestor possa ter uma visão da estrutura total do projeto, afinal, o que não pode ser medido também não pode ser gerenciado.

Supondo que a empresa esteja criando um site para seu cliente. Durante o planejamento, é necessário definir requisitos da plataforma, como o layout da página, fazer testes de home, identificar os custos, entre outros.

Isso é uma pequena demonstração de que as organizações, como uma empresa de locação de guindauto hidráulico, lidam com diversas variáveis que podem ser trabalhadas, caso a plataforma mostre o aspecto do projeto do início ao fim.

Ao usar uma boa ferramenta, a equipe terá uma visão completa sobre o caminho que precisam percorrer até o encerramento do projeto.

Com uma única olhada, é possível saber qual é o prazo acordado com o cliente em cada etapa, o percentual de trabalho entregue até o momento, A Carga horária despendida em cada fase e até ter uma estimativa de término.

Os recursos tecnológicos são essenciais para a gestão de projetos porque trazem mais inteligência e total controle sobre questões difíceis de serem notadas por olhos humanos.

Uma empresa de limpeza em altura precisa de uma ferramenta de gestão porque ela permite o acesso à plataforma do projeto, de qualquer lugar, desde que o usuário tenha um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à internet.

Mesmo que o funcionário esteja visualizando o trabalho de casa, consegue se comunicar instantaneamente com outros membros, independentemente de onde eles estão.

Para melhorar a performance da equipe, é fundamental saber quais são os gargalos, mas nem sempre é fácil encontrá-los no meio da pressão do dia a dia.

O uso de tecnologias para a gestão de projetos conta com ferramentas que criam relatórios e gráficos sobre indicadores de desempenho individual, gráficos orçamentários, controle de prazos, entre outros.

São documentos fáceis de compreender e o gestor consegue entender o que precisa ser otimizado. Para obter todos esses benefícios, é necessário conhecer as ferramentas.

Ferramentas para gestão de projetos

Os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos voltados para a gestão de projetos só são acessíveis a partir do momento em que a organização faz uma boa escolha de ferramenta, e entre as principais opções estão:

Jira

Essa ferramenta foi desenvolvida pela Atlassian, sendo um software muito usado para o desenvolvimento ágil dos projetos. Por meio dela, um fabricante de catraca eletrônica biométrica consegue Ter mais visibilidade sobre as atividades de seu projeto.

Fica mais fácil e intuitivo criar quadros para a metodologia Kanban e Scrum, algo que promove a colaboração e a visão completa do projeto para que todos os membros possam ter uma percepção melhor do que está acontecendo.

Trello

Essa ferramenta também foi desenvolvida pela Atlassian e traz um conceito interessante no que diz respeito à execução do projeto.

Por meio dela, fica mais fácil organizar com mais cooperação e produtividade, além de facilitar uma gestão de projeto flexível e satisfatória.

Todas as informações ficam disponíveis para consulta e podem ser usadas para qualquer tipo de projeto, por exemplo, para a elaboração de fachada de sobrado comercial.

É possível acessá-lo por meio de diferentes dispositivos, o que traz mais facilidade de colaboração em qualquer lugar. Outra grande vantagem é que a plataforma permite automatizar o fluxo de trabalho, eliminando tarefas monótonas.

Asana

Essa ferramenta é muito flexível para projetos ágeis e auxilia no desenvolvimento de planos de organização e gerenciamento de cronograma de projeto.

Pode ser integrada aplicativos que já são usados pela organização, além de automatizar atividades diárias para que o trabalho tenha mais fluidez.

O gestor consegue até mesmo criar um diagrama de Gantt rapidamente, e com isso ter uma visão geral sobre o andamento de um projeto ar condicionado apartamento.

A própria gestão de tarefas pode ser realizada por meio do quadro Kanban, o que traz mais produtividade e agilidade para os processos.

Monday

Esta plataforma é multifacetada e possibilita o trabalho com vários métodos de gerenciamento de projetos, sendo um instrumento facilmente adaptável, considerando o que é proposto e desenvolvido.

É uma ótima opção porque traz uma visão ampla do empreendimento, sendo uma solução que facilita as tomadas de decisão, tendo como base dados que permitem a avaliação de resultados em tempo real.

Uma de suas melhores funcionalidades é o compartilhamento de quadros, o que traz mais envolvimento entre os membros da equipe e assegura a eficácia do projeto.

Com a Monday, um fabricante de sofá recepção 3 lugares consegue elaborar uma área de trabalho para todos os profissionais envolvidos no projeto, o que facilita muito a administração de etapas e recursos.

Bitrix 24

Bitrix 24 é um software que oferece melhorias para a gestão do negócio por completo, e por isso conta com função CRM e de gerenciamento de projetos.

Também conta com suporte para gráficos de Gantt e compartilhamento de documentos, sendo possível criar sites e automatizar o envio de e-mails.

Considerações finais

Os recursos tecnológicos são muito importantes para a gestão de projetos de uma empresa, independentemente de seu segmento de atuação.

Contar com essas plataformas é indispensável nos dias de hoje para qualquer companhia que queira acompanhar as demandas cada vez mais aceleradas do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *