“Qual remédio para abrir o apetite eu posso tomar?”
Essa é uma pergunta comum a muitas pessoas que sofrem com algum tipo de distúrbio alimentar em que há ausência de fome. Por não sentir vontade de comer, nutrientes fundamentais para a manutenção metabólica e o bom funcionamento do corpo deixam de ser ingeridos nas quantidades e frequência ideais.
Nesse sentido, existem medicamentos que podem aumentar a fome e fazer com que a pessoa se alimente em quantidades adequadas. Porém, há de se considerar os efeitos colaterais dos remédios para estimular o apetite.
Para esclarecer tudo isso, elaboramos este conteúdo que vai mostrar como esse tipo de medicamento age no organismo, os riscos que pode representar e que cuidados você precisa tomar caso queira aderir a um estimulador de apetite.
Continue com a gente até o final para conferir também algumas dicas caseiras, que incluem atividades físicas e alimentação saudável para aumentar o apetite.
Remédio para abrir o apetite: como funciona no organismo?
Os remédios para abrir o apetite, também conhecidos como medicamentos estimulantes do apetite, podem funcionar de diferentes maneiras no organismo, dependendo da fórmula.
Alguns funcionam de modo a estimular o sistema nervoso central, aumentando a produção ou liberação de neurotransmissores relacionados ao apetite – como a dopamina e serotonina, também conhecidos como hormônios da felicidade e do bem-estar.
Esses neurotransmissores desempenham um papel importante na regulação do apetite. Quando sua atividade é intensificada, isso pode ajudar a aumentar a sensação de fome.
Outros medicamentos podem atuar diretamente no sistema digestivo ao estimular a produção de enzimas digestivas. Dessa maneira, os movimentos peristálticos se tornam mais intensos, levando a uma digestão mais eficiente dos alimentos e, como consequência, ao aumento do apetite.
Quais são os efeitos colaterais dos remédios para estimular o apetite?
Os remédios para estimular o apetite podem causar uma variedade de efeitos colaterais – os quais podem variar de acordo com o medicamento, a dose administrada e a frequência de uso. Dentre os principais efeitos que você pode experimentar, destacam-se:
Irritabilidade
Alguns medicamentos atuam diretamente no sistema nervoso central (SNC), o que pode levar a uma sensação de nervosismo e, ainda, episódios de agitação e irritabilidade.
Insônia
Ao intensificar as atividades do SNC, alguns medicamentos podem interferir na qualidade do sono, ocasionando dificuldade em adormecer ou dormir por horas consecutivas.
Dor de cabeça
Com o SNC trabalhando mais, pode ser que você tenha episódios de dor de cabeça – desde as moderadas até as mais intensas.
Aumento da frequência cardíaca
Sua frequência cardíaca pode sofrer alterações e se tornar mais intensa. Se você já tem problema de pressão alta, pode ser melhor evitar esse tipo de medicamento.
Desconfortos gastrointestinais
É possível que você tenha episódios de desconforto gastrointestinal, envolvendo sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia.
Dependência
Alguns medicamentos podem causar dependência, principalmente se forem administrados sem acompanhamento médico, por períodos prolongados e em doses elevadas.
Quais precauções tomar antes de usar o remédio para abrir o apetite?
Alguns cuidados antes de usar remédio para abrir o apetite são:
- consulte um profissional de saúde;
- informe seu histórico médico;
- siga a dosagem correta prescrita pelo médico;
- conheça os efeitos colaterais;
- observe suas reações adversas e comunique o médico;
- não compartilhe medicamentos;
- siga as recomendações médicas paralelas ao uso do medicamento (alimentação, exercícios físicos etc.).
Quais os benefícios de estimular o apetite sem medicamentos?
Além de evitar os efeitos colaterais que já citamos aqui, estimular o apetite sem depender de medicamentos pode trazer diversos benefícios para a saúde. Aqui estão alguns deles:
Nutrição adequada
Com um apetite saudável e equilibrado, você consegue consumir uma variedade de nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do corpo.
Fortalecimento da imunidade
Uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental para promover um crescimento saudável, fortalecer o sistema imunológico e manter a energia e a vitalidade.
Bem-estar emocional
Estimular o apetite naturalmente está associado a um bom estado emocional. Comer de forma prazerosa e apreciar os alimentos pode promover uma conexão positiva com a comida, melhorar o humor e contribuir para uma relação saudável com a alimentação.
Saúde digestiva
Uma boa estimulação do apetite favorece a manutenção da função digestiva saudável. Geralmente, está associada à produção adequada de enzimas do trato digestivo e ao melhor funcionamento do sistema gastrointestinal.
Hábitos alimentares saudáveis
Ao estimular o apetite naturalmente, você pode desenvolver e manter hábitos alimentares saudáveis. Isso inclui comer regularmente, escolher alimentos nutritivos e equilibrados e estar consciente da fome e saciedade.
É importante ressaltar que o médico é o profissional capaz de definir o que é melhor para seu caso. A partir da avaliação, ele pode ou não considerar necessário dar início a uma abordagem medicamentosa para tratar sua falta de apetite.
3 dicas caseiras para estimular o apetite
Se você tem interesse em estimular o apetite de forma natural, separamos aqui 3 dicas caseiras que podem te ajudar. Confira!
1 – Pratique atividades físicas para aumentar o apetite
É importante considerar exercícios que estimulem o metabolismo e aumentem a fome. Com a ajuda de um profissional de educação física, faça atividades como corrida, natação, ciclismo, dança, musculação e caminhada.
2 – Alimentação saudável para aumentar o apetite
Hábitos alimentares saudáveis podem aumentar seu apetite. Por exemplo:
- estabeleça horários fixos para comer;
- insira alimentos nutritivos que facilitem a digestão e o metabolismo;
- varie o cardápio;
- consuma proteínas;
- evite “beliscar” durante o dia;
- reduza ou elimine a ingestão de alimentos ultraprocessados ou com adição de açúcares.
3 – Prepare chás e sucos
Alguns chás podem favorecer o processo de digestão de alimentos e atuar no sistema nervoso central para abrir o apetite, como é o caso do chá de hortelã e de equinácea, respectivamente.
Além disso, sucos de cenoura e de maracujá com gengibre, por exemplo, possuem propriedades que aliviam o estresse, aceleram o metabolismo e estimulam o apetite.
Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.
Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.
Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!