tapete

Qual a importância de um tapete dentro da decoração?

O tapete é um considerado um dos itens fundamentais na decoração, mesmo em países com clima mais quente, como é o caso do Brasil. É claro que, mesmo com as temperaturas mais baixas, esse elemento se encaixa em qualquer cômodo.

Para falar a verdade, uma casa sem tapetes e cortinas parece incompleto, mesmo que a mobília seja impecável. O propósito do tapete é complementar a decoração e trazer mais conforto e aconchego para o imóvel.

Até mesmo em empresas ele pode estar presente, inclusive para personalizar o ambiente e reforçar a identidade do local.

Mas existem diferentes estilos, tipos de modelos, o que pode dificultar um pouco na hora da escolha, mas isso não é motivo para deixar o tapete de fora de um ambiente.

O ideal é analisar as características da decoração do seu lar para escolher a melhor opção e com as cores mais indicadas para cada cômodo.

Quartos, salas e halls de entrada merecem um bom tapete, por isso, neste artigo, vamos explicar a importância dele na decoração, além de dar algumas dicas para não errar na hora da escolha. Confira!

A importância do tapete na decoração

O tapete é um elemento muito importante para complementar a decoração, sem precisar gastar muito, pois existem modelos acessíveis financeiramente, sendo mais baratos do que móveis e objetos decorativos.

Esta peça dá um toque especial aos cômodos, agrega o estilo e deixa a casa muito mais charmosa, sem falar de suas vantagens.

Alguns componentes são fundamentais em um imóvel, como no caso da tela para janela gatos, principalmente em apartamentos muito altos. Mas no que diz respeito ao projeto de interiores, o tapete não pode faltar.

Um de seus benefícios é a sensação de conforto, principalmente os modelos felpudos e macios ao toque, pois eles trazem sensação de aconchego. São muito indicados para as salas e quartos, ambientes que contam com mais opções.

Além dos tapetes felpudos, outros tipos fazem muito sucesso no design de interiores, como os de fibra alta, curta ou densa.

Essa peça é fundamental para aquecer os ambientes, portanto, é o investimento perfeito em dias mais frios, posto que torna o imóvel mais aconchegante e agradável.

O tapete melhora consideravelmente a decoração de qualquer cômodo e pode ser mudado rapidamente, sem dar o mesmo trabalho que os móveis ou pequenas reformas.

Outra opção são os modelos tradicionais, como é o caso dos lisos com cores neutras, que trazem um ar mais clássico e atemporal para os ambientes.

Quem gosta de colorir o espaço, pode optar pelos estampados, que dão pinceladas de cor, principalmente em decorações mais básicas.

Uma empresa de arquitetura e design de interiores costuma aplicar tapetes coloridos para tornar os cômodos mais irreverentes, atuais e alegres, além de perfeitos para quem gosta de vivacidade e se diferenciar na decoração.

Mais uma vantagem do tapete é que ele protege os pisos, evitando riscos provocados pelos móveis, principalmente durante a limpeza, quando é necessário arrastá-los.

Você pode reparar que no local onde a peça é colocada, o piso se mantém intacto e bonito por muito mais tempo. Isso reduz a necessidade de manutenção e traz economia para o bolso.

Os tapetes também melhoram a acústica das construções, sendo ideais para um home theater ou qualquer local que precisa de um bom sistema de áudio. É por essa razão que as gravadoras possuem tapetes nos estúdios.

No entanto, mesmo diante de todas as vantagens desse objeto, algumas pessoas preferem não utilizá-lo, pois acreditam que ele acumula pó e prejudica a saúde dos moradores.

Na verdade, é perfeitamente possível utilizar os tapetes, desde que você mantenha alguns cuidados essenciais, como as limpeza diárias, ao passar um aspirador de pó ou escova macia.

Como falamos anteriormente, existem vários modelos de tapetes no mercado, e é importante saber escolher o tipo ideal para valorizar a decoração de cada cômodo.

Dicas para escolher o tapete de cada ambiente

Hoje em dia, é possível escolher diferentes tipos de tudo aquilo que precisamos comprar, desde uma simples capa para sapato até os mais variados modelos de móveis e objetos decorativos.

O tapete não fica fora dessa possibilidade, aliás, é impressionante a quantidade de opções desse item de decoração. Mas é essencial saber escolher porque o tapete pode cumprir várias funções, como:

  • Embelezar o espaço;
  • Demarcar uma área;
  • Melhorar a acústica;
  • Aumentar o conforto.

Ele pode ser usado em qualquer cômodo, auxiliando a decoração por meio de suas cores, tecidos e estampas, fazendo muita diferença no ambiente.

Além de tornar o imóvel mais sofisticado, esse item garante conforto e protege os moradores do frio proveniente do chão.

Quem mora em apartamento precisa ainda mais de um bom tapete, pois ele reduz o barulho das pisadas, evitando o incômodo para os vizinhos.

Também há a possibilidade de encontrar modelos que combinam perfeitamente com adesivo para vidro personalizado e outros objetos decorativos. Mas para fazer a escolha certa em cada cômodo, algumas dicas são:

1 – Tapetes para cozinha

A cozinha é frequentada por todos os moradores da casa, e devido ao preparo dos alimentos, pode ficar suja com mais frequência. O ideal é optar por tapetes resistentes, fáceis de lavar e leves.

Os melhores modelos são os compridos como as passadeiras e feitos de fibra sintética porque eles não absorvem líquidos e nem acumulam umidade. Além disso, prefira os tapetes antiderrapantes, por conta da água e gordura que costumam cair no chão.

2 – Tapetes para banheiro

O tapete cumpre um papel muito importante no banheiro, mantendo o chão sempre seco e evitando acidentes e escorregões provocados por respingos de água do banho e da pia.

Assim como na entrada da fachada de loja infantil, o ideal é que o tapete do banheiro seja antiderrapante, feito com materiais que absorvem a água e que possam ser deixados na porta do box.

3 – Tapetes para os quartos

É fundamental que o quarto seja aconchegante, por essa razão, os tapetes felpudos são as melhores opções, além dos  modelos aveludados.

Coloque esse tipo de tapete ao lado da cama para pisar nele assim que acordar. Apenas garanta que ele esteja preso embaixo de outros móveis, para evitar escorregões.

Evite peças muito coloridas ou estampadas, pois elas costumam sobrecarregar a decoração e cansar a vista. Lembre-se de que o quarto é um local para descanso.

4 – Tapetes para salas

A sala de estar é o espaço comum da casa, ou seja, além dos moradores, é o local onde também circulam as visitas. Nesse cômodo, uma das maiores funções do tapete é delimitar o espaço, principalmente se ele for integrado com a sala de jantar.

Em um estabelecimento como fachada de loja de roupas femininas, também é possível usar o tapete para delimitar as áreas do local.

Só que quando se trata das salas de casa, o ideal é optar por um tamanho que esteja de acordo com a disposição dos móveis, sem que seja muito grande ou muito pequeno.

Quanto às cores estampas, procure escolher aquelas que estejam de acordo com a personalidade de todos os moradores, além de ser compatível com as cores e o tipo de mobília.

Quando estiver na loja, verifique se o tapete harmoniza perfeitamente com a decoração, sempre levando em conta a necessidade de manutenção.

A decoração é um fator muito importante, tanto é que até mesmo os estabelecimentos comerciais procuram utilizar tudo o que há de mais moderno, como totem luminoso, para garantir um ambiente agradável aos clientes.

Em casa, o pensamento flui na mesma direção, só que aqui estamos falando do conforto de sua família. Por essa razão, além de pensar na decoração, leve em conta alguns aspectos do seu lar, como animais de estimação, pessoas alérgicas e crianças.

Verifique com o vendedor como o tapete pode ser higienizado e qual é a frequência ideal de limpeza. Pessoas com o dia a dia mais corrido precisam de modelos mais leves e fáceis de limpar.

Por fim, quanto à sala de jantar, evite modelos muito felpudos ou claros, pois as pessoas podem derrubar alimentos e líquidos que mancham as fibras e dificultam a limpeza.

Conclusão

Tanto na decoração para bares quanto na decoração do lar, o tapete é indispensável. Sem dúvidas, qualquer cômodo fica muito mais bonito, além de aconchegante, charmoso e acusticamente confortável.

Tudo o que você precisa fazer é saber escolher aquele modelo que mais combina com seu estilo de vida, a decoração da sua casa e o ambiente em questão.

Como vimos ao longo deste artigo, não faltam motivos para você investir em um lindo tapete para a sua casa. Seu lar vai ficar muito mais agradável para você e toda a sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.