Mídia social

Mídia social: entenda como o usuário se beneficia com o marketing textual

O mundo digital apresenta muitos desafios para as empresas, pois os clientes estão nesse ambiente, seja por meio da busca de um conteúdo em site ou nas redes sociais. Dessa forma, desenvolver um bom marketing textual nas mídias sociais se torna essencial.

 

Isso porque é por meio de tais estratégias que a empresa pode ter um bom desenvolvimento no mercado e consegue captar e fidelizar os clientes de seu negócio.

 

As mídias sociais podem ser representadas por diferentes plataformas sociais, como é o caso do Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, TikTok, dentre outras.

 

Assim, servem como um polo onde pessoas podem se encontrar virtualmente, trocar mensagens, assuntos, discussões e realizar o acompanhamento de conteúdos. 

 

Cabe ressaltar, contudo, que diferente das redes sociais que favorecem diálogos e interações, as mídias também podem fornecer canais de absorção de conteúdos, sem necessariamente auxiliar na criação de relações entre usuários e comunidades.

 

As empresas possuem alguns desafios em estar nesse ambiente, independentemente de ser um negócio de pequeno, médio ou grande porte, ou trabalhar com produtos do varejo ou mais complexos, como é o caso do filtro de osmose reversa residencial.

 

Afinal, é preciso compreender seu público, as especificidades de cada plataforma, os objetivos e conteúdos que podem ser desenvolvidos.

 

Para escolher qual mídia social estar, a empresa precisa realizar um estudo de mercado para identificar o melhor canal, linguagem para o público, assim como suas preferências e particularidades. 

 

Esse processo de conhecimento é essencial para que a empresa tenha uma mensagem que seja direcionada e se sobressaia diante da concorrência. 

 

Diante dessa introdução sobre o tema, neste artigo você acompanhará o que é o marketing textual, como ele pode ser aplicado em sua empresa, assim como os benefícios em investir nesse tipo de ação. 

 

Prepare-se para conhecer e se encantar por um tema que só tem a fazer seu negócio crescer. Confira os detalhes a seguir!

Entenda o que é o marketing textual 

Quando falamos acerca do marketing textual, podemos pensar de forma simples e direcionar para o marketing feito no formato texto – o que também é possível.

 

Contudo, um sinônimo interessante desse termo pode ser o marketing de conteúdo.

 

A informação e produção de conteúdo são chaves que as empresas possuem no ambiente digital e, por isso, devem ser bem trabalhadas. 

 

Um bom conteúdo publicado em um site ou uma arte para as redes sociais é capaz de agregar vários benefícios para sua empresa, que variam desde o processo de atrair mais clientes até a fidelização destes.

 

Diante disso, uma empresa não deve pensar somente nos canais de comunicação com seu público, mas o tipo de conteúdo que será publicado em cada plataforma, assim como a organização das publicações e postagens. 

SEO e SMO: Otimizando os conteúdos

Uma das técnicas indispensáveis quando falamos em marketing de conteúdo é pensar no SEO, que visa otimizar os materiais e sites para os mecanismos de busca de modo a melhorar o ranqueamento. 

 

Por exemplo, o cliente que acessa o Google e digita “ar condicionado em Salvador” visa encontrar um material sobre esse item em uma cidade específica, provavelmente para comprar ou manutencionar o item. 

 

Considerando essa necessidade, o Google utiliza algoritmos e métricas diversas para apresentar conteúdos e sites que mais tem potencial para atender a pesquisa e desejo do consumidor, com base em seu comportamento.

 

Assim, as empresas que aparecem no início  possuem mais chances de obter visibilidade do cliente do que aquelas que estão no final. 

 

Dificilmente um internauta passa da segunda página de pesquisa. Assim, estar entre as primeiras colocações é fundamental para o sucesso do negócio.

 

Dessa forma, é essencial trabalhar em cima de termos e palavras-chaves que chamam a atenção do seu público-alvo, por meio de um conhecimento aprofundado sobre quem são essas pessoas e adequar os materiais pensando na experiência do usuário e dos algoritmos.

 

Além das técnicas que já citamos, outras ações podem ser implementadas durante a produção de conteúdo relevante para o seu público, como:

 

  • Escolher as palavras-chaves corretas;
  • Contar com intertítulos;
  • Utilizar gatilhos mentais;
  • Realizar uma pesquisa detalhada para identificar o público-alvo;
  • Identificar quais canais um conteúdo deve ser publicado;
  • Identificar quais linguagens podem utilizadas nesse processo;
  • Criar um conteúdo persuasivo e informativo;
  • Criar um material que envolva e entretenha o potencial cliente;
  • Envolver o cliente por meio das histórias contadas. 

 

Essas técnicas valem para qualquer empresa, seja uma que realize a análise de pirômetro digital ou que atua no segmento de construção de imóveis. O principal é ter como objetivo atrair o público-alvo. 

 

Neste ponto cabe ressaltar que assim como ocorre com o SEO e os mecanismos de busca, também se dá com as mídias sociais. 

 

Inclusive, as plataformas desenvolvem algoritmos próprios para indicar perfis e conteúdos que possam ser de interesse para o usuário. 

 

Assim, adequar as ações de conteúdo nas redes sociais, com suas particularidades, também é importante. A essa estratégia damos o nome de SMO, ou Social media optimization.

 

Para isso o conteúdo precisa ser relevante, ou seja, ser do interesse do público, assim como contar com as estratégias certas de marketing digital. 

 

Essas estratégias podem ser aplicadas com diferentes linguagens a partir do canal de comunicação escolhido, como o Reels no instagram ou uma publicação com texto e imagem no Facebook.

 

Para ter ainda mais qualidade e resultado, devem ser feitas por uma equipe que lida com expertise com o marketing digital e contar com hashtags, descrição e despertar o desejo de compartilhamento ou reações.

 

Além disso, a empresa deve investir também na mensuração dos resultados dentro do ambiente digital, com o objetivo de realizar um monitoramento daquilo que é dito sobre ela e fazer possíveis ajustes nas campanhas e conteúdos divulgados.

Benefícios de investir no marketing textual 

Agora que você já conhece o que é o marketing textual dentro do ambiente digital, é fundamental conhecer quais são os benefícios envolvidos nessa prática! Listamos algumas a seguir:

  1. Possibilidade de fidelizar os clientes

A primeira grande vantagem que podemos destacar quando o assunto é marketing textual para uma empresa, como a do segmento de alarmes monitorado, é a possibilidade de fidelizar os clientes. 

 

Essa estratégia é comprovada. Para se ter uma ideia, estudos apontam que as empresas que respondem os usuários têm um aumento em cerca de 20% da fidelização de clientes. 

 

Ou seja, é um diferencial em comparação às empresas que não realizam ações de resposta.

 

Nesse sentido, além de responder o cliente, quando essa resposta possui personalização, torna-se ainda mais relevante, demonstrando humanização e pessoalidade. 

 

Ou seja, é uma forma de sua empresa conseguir demonstrar que um determinado cliente importa. 

 

Essa ação, portanto, consegue elevar a satisfação do cliente, assim como promover uma melhora no relacionamento com a marca e, consequentemente, afetar positivamente a lucratividade da empresa. 

  1. Torna a marca mais reconhecida

Um dos grandes objetivos das empresas, seja ela responsável pela administracao de condomínios ou vinculada a outro setor, é ter sua marca reconhecida. 

 

E não somente isso, mas a forma como sua marca será reconhecida, como um elemento que preza pela qualidade do cliente, assim como de seus produtos e serviços. 

 

Investir na estratégia de marketing textual favorece a empresa a partir do momento que a promoção de um conteúdo atinge mais pessoas e demonstra ser referência, sanando diversas dúvidas. Isso pode gerar um aumento no lucro da empresa. 

 

Além disso, ser reconhecido é importante porque os clientes conseguem identificar qual é sua marca, assim como os serviços que são oferecidos por sua empresa, mesmo em outras plataformas e momentos. 

 

Isso permite que a empresa construa uma imagem forte diante da concorrência, o que agrega benefícios institucionais e financeiros. 

  1. Aumenta a autoridade da marca

Ligado ao tema anterior, precisamos dar um destaque específico para a autoridade da marca. 

 

Quando uma empresa realiza a publicação de um conteúdo e ele tem qualidade no mercado, isso faz com que a empresa seja considerada como uma especialista. 

 

Por exemplo, existem diversas construtoras em SP, mas a sua construtora terá um diferencial por ser conhecida como referência naquele tipo de serviço. Muito interessante, não é mesmo? 

 

Isso é positivo para a empresa, pois os clientes estão em busca de pessoas que sejam autoridades em um assunto, ou seja, que sejam os melhores em uma determinada área. 

 

Com isso, os clientes podem sentir mais interesse e segurança em comprar ou fechar negócio com a empresa, afinal, ela é autoridade no assunto e referência no mercado. 

  1. Melhora o relacionamento entre empresa e cliente

Um dos grandes desafios de uma empresa é fazer com que seus clientes tornem-se parceiros do negócio, e isso tem a ver com o relacionamento que será desenvolvido nesse processo. 

 

Existem alguns caminhos que a empresa pode percorrer para alcançar o público e um deles se dá por meio da produção de conteúdo relevante, assim como uma preocupação com as necessidades do cliente. 

 

Ou seja, uma empresa de desentupimento 24 horas não pode somente focar em processos relacionados à venda de um produto ou serviço, mas também deve se preocupar em suprir as necessidades do seu público desde o primeiro contato. 

 

Isso é importante por gerar confiança, assim como lealdade, o que faz com que o cliente prefira sua marca em detrimento de outra. Mais ainda, ele passa a ser um divulgador natural do negócio. 

 

Outra forma de estreitar o relacionamento entre a marca e o cliente é abrir um espaço para as reclamações e sugestões, ou seja, ter um espaço destinado à ouvidoria. 

 

Essa ação é importante porque permite que sua empresa crie um canal de comunicação direta com o cliente para fazer ajustes no atendimento, também centralizando esse tipo de ação.

  1. Permite atingir o público correto 

Por fim, o último benefício que vale a pena destacar é a possibilidade de sua empresa, seja ela de venda de peças para compressor de ar ou atuante na área de serviços de assessoria jurídica, atingir um grande público com suas publicações e postagens. 

 

Ou seja, basicamente, é o ato de criar postagens em um blog, artigos e desenvolver conteúdo para as redes sociais de forma mais segmentada e estratégica, alcançando os usuários no momento mais adequado.

 

Essa ação pode alavancar o seu negócio e fazer com que mais pessoas conheçam sua marca, produtos e serviços, ampliando o alcance.

 

A partir das dicas que trouxemos neste artigo e conhecendo os benefícios de utilizar o marketing digital e textual na sua empresa, não perca mais tempo e comece a usufruir dos benefícios que essa técnica proporciona para desenvolver sua marca de forma estratégica.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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