quadros

Como utilizar quadros em uma decoração

Os quadros são opções de decoração desde os tempos antigos, onde a nobreza e a burguesia contratavam artistas profissionais para pintarem os mais diferentes cenários, desde externos e internos. 

Com o passar dos anos, os mais diferentes tipos de quadro passaram a decorar os ambientes, dando novos ares aos ambientes e personalizando de acordo com os gostos de seus donos. 

Desde fotografia de famílias até paisagens naturais, o ato de decorar as paredes fez com que tendências fossem sendo criadas conforme surgiam dentro do mercado, chegando até mesmo a ser a especialidade de profissionais do ramo de decoração. 

Contudo, para utilizar esse recurso de decoração de modo harmonioso, é importante que os quadros sejam bem colocados nas paredes para não correrem risco de caírem e quebrarem. 

Podendo ser colocados na sala ou no quarto, em algumas decorações, os quadros também são bem-vindos em banheiros ou cozinhas, até mesmo em áreas externas como paredes de jardins, de modo que se conectem com o ambiente.

Como usar quadros como decoração?

Se um indivíduo decide colocar quadros como decoração do ambiente para combinar com uma persiana horizontal 2 metros, um dos primeiros passos é fazer com que tudo dentro do cômodo tenha uma harmonização definida.

O estilo de quem mora no local pode influenciar muito na decoração dos ambientes, por isso, quanto mais harmonioso for com os gostos e com as outras peças do local, melhores serão os encaixes para os quadros, que podem ser:

  • Clássicos;
  • Geométricos;
  • Paisagens;
  • Fotografias.

Para os quadros que já existem, uma boa técnica para utilizados após os serviços de reforma e construção que foi feito, é trocar as molduras para se enquadrar dentro do ambiente, ou também selecionar outros novos para combinar com os antigos. 

Outra possibilidade de utilizar os quadros em um ambiente são por meio de pequenas galerias próprias, que o dono do espaço pode fazer, chamadas de gallery wall

Essa tendência faz com que uma mescla de tamanhos e molduras de diferentes quadros seja a atração de um ambiente, sem regras para a montagem, desde algo simétrico como espiral em diferentes alturas, contando com aditivos como um espelho. 

Embora um quadro possa ser o mais utilizado em uma parede, ter mais de um pode fazer com que o ambiente tenha um pouco mais de vivência, combinando ou não com o outro quadro. 

As possibilidades de quadros como decoração acabaram levando para os mais diferentes tipos de design dentro de ambientes grandes ou pequenos, de modo que sempre acabam transmitindo um toque da essência de quem o frequenta. 

Por isso, deve-se considerar que os quadros ao serem comprados, até mesmo um painel aeroporto decorativo, por exemplo, possam transmitir essa impressão para quem entrar no ambiente. 

Portanto, quadros podem passar a impressão que o dono do local quiser, desde uma característica pessoal até o estilo de vida que o indivíduo possui.  

Dicas de como fazer decorações utilizando quadros

Abrangendo diferentes possibilidades de acordo com os gostos e o espaço que o indivíduo deseja decorar, algumas dicas de como fazer uma boa decoração com quadros pode contribuir para quem planeja reformar o ambiente.

01. Tamanho

Não apenas o tamanho das paredes são importantes, como também, o tamanho que cada quadro possui, tanto no sentido vertical como no horizontal, sendo esses os fatores principais que podem acabar mexendo com o ambiente. 

Entre quadros grandes e pequenos, uma boa combinação pode fazer com que o local se torne dinâmico ou então que passe um pouco da personalidade, desde fotos com família e amigos até outros modelos de quadros. 

02. Molduras

As molduras são um complemento para o quadro em si, e também para o ambiente onde ele está localizado. 

Combinando com o estilo do ambiente, elas podem ser clássicas ou modernas, as molduras acabam sendo uma peça-chave para contribuir com a montagem da decoração, de modo que podem destacar tanto o quadro como então, alguma peça próxima. 

03. Alturas

Embora muitos quadros possam ser colocados em diferentes posições em uma parede, existe uma técnica que pode fazer com que fique confortável de olhar e ainda sim, acabe chamando a atenção.

Para isso, é necessário que os quadros que são pendurados nas paredes possam ficar a 1,60 metros do chão até o centro, para que o observador consiga ter um modo confortável de apreciar o quadro. 

Essa altura pode acabar influenciando em uma construção de gallery hall, de modo que os demais quadros possam partir de onde está localizado o que está na medida, tendo assim, possibilidades para criar o entorno. 

04. Outros pontos do ambiente

Ainda que seja comum um quadro ficar somente na parede como uma placa em ACM adesivada, existem outras fórmulas para se decorar o ambiente com os quadros fora do seu local tradicional.  

Para aqueles que não desejam estragar a parede após ficar uma marca de onde estava o quadro anteriormente, uma boa opção são fitas duplas que podem segurar o quadro e ainda sim, não causar danos. 

Outra possibilidade é apoiar os quadros em outros móveis, como aparadores, estantes ou até mesmo na própria parede, dando um ar mais sofisticado e moderno, saindo do conceito tradicional. 

Apoiando-os bem para que não caiam, os quadros podem também acabar complementando os móveis dos quais estão perto, de modo que seu tamanho e sua moldura gerem uma harmonização. 

05. Personalizar de acordo com o ambiente 

Por ter a habilidade de ser uma peça que combina com qualquer ambiente, os quadros podem ser um objeto que é personalizado de acordo com o local que ele ficará, de modo que em uma oficina que tenha fita pet 16mm, possam ser quadros temáticos do ambiente.

Do mesmo modo que em uma cozinha ou banheiro, quadros temáticos para o local também acabam sendo bem-vindos como parte da decoração, assim como em áreas externas com churrasqueira ou espaços cobertos em jardins. 

Os quadros podem até mesmo fazer combinações com as cores das almofadas de uma sala de estar, o jogo de cama que está no quarto, as cadeiras de uma sala de jantar, por isso, é importante observar bem o ambiente.

Porque por meio desta observação, é possível montar uma decoração de quadros que se case perfeitamente com o que já está no local.

Estilos de decoração para destacar quadros

Alguns estilos podem transformar os quadros no ponto principal do ambiente do qual está localizado, sendo um deles, a decoração moderna e natural.

Combinados com paredes na tonalidade de cinza, por exemplo, os quadros podem ser colocados tanto em uma forma geométrica como também de modo mais livre, sendo as molduras que lembram um aspecto de madeira uma boa escolha. 

Outros objetos do ambiente podem contribuir com essa combinação, de modo que o clássico possa estar presente assim como as decorações contemporâneas, dentro uma sofisticação ao local, que pode ser uma sala ou um quarto.

Os pôsteres também são modelos de quadros que podem se encaixar muito bem em decorações descontraídas, podendo eles estarem diretamente ligados a filmes ou aos ambientes que ele será instalado após a limpeza estofados

Do mesmo modo que as ilustrações em quadros acabam também dando um ar diferente ao ambiente. 

Sendo de cidades ou então de paisagens naturais, até mesmo de pessoas, esboços e ilustrações pintadas, ou preto e branco, deixam o ambiente com um diferencial.

Molduras brancas são detalhes que acabam combinando com ambientes claros ou com uma decoração minimalista e clean, dando a impressão de que os quadros não estão em molduras, para as mais finas, como também, faz uma geometria, para as mais grossas.

Por isso, usá-las como uma forma de destacar o que está nas paredes ou em outra localização do ambiente, pode fazer com que os quadros ganhem um destaque maior dentro do local.

Considerações finais 

Portanto, utilizar quadros como decorações de ambientes é uma prática que vem desde os tempos antigos, embora anteriormente fosse apenas às classes mais nobres que usavam esse recurso, ao longo dos anos acabaram se tornando populares. 

Podendo criar uma harmonia com o ambiente junto a um PMOC ar condicionado split, esses quadros acabam tendo imagens diferentes assim como molduras, proporcionando que o local possa ficar personalizado de acordo com quem o utiliza.

Tanto em quartos, salas, banheiros e cozinhas, as formas de decoração utilizando esse recurso se tornam cada vez mais populares, especialmente, com as molduras e as novidades lançadas no mercado, como a não necessidade de furar a parede para colocar. 

Com um leque de possibilidades, utilizar quadros como um recurso de decoração faz com que o ambiente ganhe uma atmosfera personalizada e com isso, proporcionam um sentimento aconchegante para quem o utiliza. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.