Como se proteger da Covid na volta ao trabalho ?

Após tantos meses de home office, muitas empresas estão gradualmente retomando suas atividades principais e é tarefa dos recursos humanos, ou Human Resource Management, também cuidar da saúde das pessoas.

Mesmo que em todo esse tempo você tenha seguido trabalhando de casa, voltar ao escritório é um grande momento de readaptação. Se voltar de férias já é difícil, imagina voltar ao local habitual de trabalho após tanto tempo de home office, acrescentando o medo e a insegurança do coronavírus?

Essa volta exige cuidado, readaptação e atenção para se proteger. Reunimos algumas dicas para você voltar com mais tranquilidade. Confira!

Use máscara o tempo todo

Mesmo que as pessoas estejam acostumadas a usar máscaras no momento de sair para atividades básicas, quem trabalha em casa não tem o costume de usar máscara nas 8h ou mais horas de trabalho, não é mesmo?

É preciso que essa ação e essa proteção sejam feitas dentro do escritório a todo tempo. As máscaras de proteção facial reduzem drasticamente os riscos de contágio pelo coronavírus e é preciso que elas estejam bem ajustadas ao rosto e sigam todas as recomendações dos órgãos de saúde.

Mesmo que não seja agradável, é importante usar a máscara durante o tempo de trabalho e não caia em situações como “vou tirar pois tem poucas pessoas no espaço” e “já tive covid-19 e estou protegido”.

Reforce a higienização

Além de usar máscara e se manter com distanciamento social das pessoas, a higienização das mãos e objetos devem ser itens de atenção reforçada por cada colaborador.

É importante que você limpe sua própria mesa, telefone, mouse, cadeira e todos os itens que façam parte do trabalho com álcool 70% ou desinfetante, sempre no início, meio e final do expediente.

Tenha atenção também na ida aos banheiros, lave bem as mãos, evite tocar em maçanetas, descargas e torneiras e, caso faça, utilize álcool em gel após sair do ambiente.

Fique atento também nos momentos de alimentação, leve seus próprios alimentos, evite compartilhar e não vá a cozinhas e copas em momentos em que existirem outros colaboradores.

Cuidado ao matar a saudade

É natural que exista empolgação ao encontrar seus colegas de trabalho após tanto tempo distante, porém é preciso tomar cuidado. Ainda não é momento de abraços, beijos e grandes demonstrações de carinho.

Mesmo que o afeto faça falta para grande parte das pessoas, tome cuidado e busque manter o distanciamento para que a segurança de todos seja preservada.

Cuide da rotina de sono e alimentação

O sono tem impacto direto na saúde e performance do dia de cada trabalhador, portanto, ele é um ponto de extrema atenção nessa retomada.

É comum no home office acordar mais tarde e ter um pouco menos de rotina com essa questão, porém, no trabalho presencial é preciso se readaptar para o tempo de deslocamento e de outras atividades que podem ocorrer antes ou depois do horário de trabalho.

Portanto, invista em dormir mais cedo e, mais do que isso, preze pela qualidade do seu sono para que ele não interfira sua produtividade dos dias.

Outro fator negligenciado durante a pandemia é a alimentação. Para a volta ao trabalho é muito importante cuidar desse aspecto, afinal, os alimentos movem nosso corpo e determinam sua funcionalidade, afetando em produtividade, ânimo e saúde para a rotina de trabalho.

Invista em uma alimentação balanceada e saudável, recrie horários e rotinas de alimentação e reprograme seu metabolismo.

Tenha equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Com o home office, muitas vezes o trabalho acaba invadindo horários fora do trabalho e finais de semana. É extremamente importante reorganizar essa rotina para que haja equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Tenha calma e foco em suas tarefas durante seu tempo de trabalho, mas dedique os finais de semana para você, sua família, descanso e atividades que te façam felizes além do trabalho.

Atenção ao chegar em casa

Depois de um dia no escritório e encontrando pessoas, é preciso ter cuidado ao chegar em casa para proteger aqueles que moram com você. Se você mora em apartamento, evite as pessoas no elevador, tire a máscara apenas dentro de casa, vá direto para o banho após chegar, deixe suas roupas e sapatos em locais específicos e, se possível, na entrada da casa.

Voltar para o escritório é uma atividade que requer cuidado para que a saúde física e mental não seja abalada. Você está preparado para esse momento? Aproveite nossas dicas e volte com mais tranquilidade para suas atividades!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.