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Como fidelizar um cliente em 9 passos

Fidelizar clientes é uma estratégia que consiste em reter compradores conquistados, de modo que eles continuem comprando os produtos e serviços, por meio de experiências positivas com a marca.

Para oferecer essas experiências, é fundamental investir em estratégias satisfatórias que ajudem a desenvolver uma relação de confiança com os consumidores.

Além de fazer com que as pessoas continuem comprando, fidelizar é importante porque conquistar clientes novos chega a ser cinco vezes mais caro do que fazer um cliente comprar novamente.

Mesmo assim, o que mais se vê são empresas totalmente focadas na aquisição, enquanto apenas 18% das companhias estão focadas na retenção.

De acordo com um levantamento realizado pelo Invesp, reter clientes é mais benéfico, mesmo assim, esta ação é pouco explorada. A melhor forma de reter compradores é por meio das estratégias de fidelização e isso ajuda a superar momentos de crise.

No entanto, justamente pelo fato de poucas organizações investirem nessa prática, ainda existem muitos gestores e empreendedores que não entendem muito bem sobre ela.

Neste artigo, será possível compreender o conceito de fidelização de clientes, por que é importante fazer isso e ver algumas dicas para fidelizar os compradores de maneira eficaz.

O que é fidelização de clientes?

Fidelização de clientes é um processo que ajuda a empresa a desenvolver um relacionamento positivo com os consumidores, fazendo com que essas pessoas voltem a comprar seus produtos e serviços mais vezes.

O cliente é finalizado por meio de interações satisfatórias com o negócio, e ao longo do tempo, começa a confiar na marca. Como resultado, ela consegue fazer com que ele compre ou continue contratando seus serviços por mais tempo.

Para um fabricante de vela de ignição c3 1.4 flex, um dos motivos para investir na fidelização de clientes é que vender para quem já compra com a marca é muito mais fácil do que conquistar um cliente novo.

Pessoas que nunca compraram com o negócio precisam passar por todo um processo de aquisição, por meio das estratégias de marketing. A equipe de vendas também precisa fazer um esforço muito maior, e tudo isso envolve investimento.

Por outro lado, aqueles que conhecem a organização já sabem como funcionam seus produtos e serviços e não possuem tantas objeções para continuar comprando.

Importância de fidelizar clientes

Fidelizar clientes é importante por diversas razões, principalmente por causa de todos os benefícios que pode trazer para as empresas. Dentre eles, estão:

  • Vender para as mesmas pessoas;
  • Ser indicado;
  • Receita previsível;
  • Feedback sincero.

Um cliente fiel vai comprar novamente com a marca sempre que precisar de seus produtos e serviços. É alguém que já teve uma experiência positiva com a solução e que não deseja se arriscar com uma marca desconhecida.

O custo de aquisição para convencê-la a comprar é muito mais baixo, afinal, o cliente fiel de uma autoescola especializada em CNH B carro já faz parte da sua base e não precisa dos mesmos estímulos para ser convencido.

O cliente fiel tem um grande potencial para venda e ele compartilha a experiência positiva com amigos e familiares, fortalecendo o marketing de indicação, também conhecido como referral marketing.

Outra coisa que muitas organizações gostariam de ter é uma receita mais previsível, e uma das maneiras de fazer isso é por meio de clientes fiéis.

Basta estudar a frequência com que essas pessoas compram, o quanto costumam gastar e para quantos contatos indicam a marca.

Por fim, um cliente fiel sempre está disponível a compartilhar sua opinião sincera sobre a empresa, e seu feedback é valioso para que a corporação consiga implementar as melhorias necessárias.

Só que para aproveitar todos os benefícios da fidelização, é muito importante saber colocá-la em prática do jeito certo.

Dicas para fidelizar os clientes

Depois de saber qual é o conceito e a importância da fidelização de clientes, fica mais fácil estudar algumas práticas para alcançar esse objetivo. São elas:

1. Oferecer um bom atendimento

Uma empresa de instalação e manutenção de portão eletronico deve investir em um bom atendimento porque nove a cada dez clientes estão dispostos a pagar um pouco mais para serem bem atendidos.

Justamente por isso, essa estratégia é a primeira coisa a ser feita para fidelizar quem já compra com o negócio. Mas mesmo diante de todas as mudanças positivas que essa melhoria pode trazer, ainda existem muitas empresas que não investem.

Para destacar esse setor, é indispensável ter uma equipe bem treinada, capaz de entender de que maneira o consumidor gostaria de ser atendido e adaptar sua abordagem de acordo com as necessidades dele.

Um bom atendimento também precisa contar com vários canais, como chat, e-mail, telefone, redes sociais, aplicativo de mensagem instantânea, entre outros.

2. Ter consistência

Uma empresa de avcb condomínio residencial deve ser consistente porque não basta oferecer bons produtos e serviços, na verdade, a qualidade das soluções deve ser padronizada.

Isso vai além dos produtos e envolve processos internos, como o atendimento ao cliente. Quando o indivíduo é bem atendido, volta mais vezes justamente porque sabe que será bem tratado sempre que precisar.

3. Personalizar a comunicação

Ninguém é igual a ninguém, por essa razão é fundamental investir em personalização. Além de personalizar o atendimento, todos os outros pontos de contato precisam ser observados.

As mudanças devem ser feitas de acordo com os dados disponíveis, com isso, fica mais fácil melhorar o relacionamento, estabelecer uma relação mais próxima com as pessoas e humanizar a marca.

4. Contratar as pessoas certas

Os funcionários precisam representar a essência da empresa, por isso o comportamento deles e o relacionamento com os consumidores podem ajudar a cativar os compradores e fazer com que eles voltem mais vezes.

A equipe de um fabricante de caixa de acrílico 15×15 precisa contar com profissionais positivos, amigáveis e que realmente estejam dispostos a fazer um bom trabalho.

Qualquer colaborador que tiver contato direto com os clientes precisa oferecer um bom atendimento e tratar as pessoas muito bem.

5. Escutar os clientes

Outra maneira de fidelizar os compradores é mostrando que o negócio se preocupa em escutá-los. Isso pode ser feito por meio do atendimento e com outras ações específicas, tais como entrevistas e formulários.

A organização também pode fazer pesquisas de mercado e estar sempre atenta aos comentários feitos nas redes sociais e em sites onde as pessoas podem reclamar sobre as empresas.

Com base nos feedbacks obtidos em diversos canais, fica mais fácil trabalhar para atender às necessidades das pessoas e fidelizar os clientes.

6. Mostrar simplicidade

O cliente fiel de um lar para idosos acamados é alguém que o estabelecimento conhece, por isso, soube cultivar um relacionamento pessoal saudável.

Existem muitos negócios que se destacam porque eles sabem os nomes de seus clientes, e o segredo por trás desse conhecimento são os programas de gestão. Eles armazenam as informações sobre as pessoas e seu histórico de compras.

Oferecer um atendimento pessoal traz muitas vantagens competitivas para a corporação, afinal, todo cliente gosta de ser reconhecido por suas marcas preferidas.

7. Investir em programas de fidelidade

Existem vários programas de fidelização de clientes que as organizações podem usar, como no caso de um sistema de pontuação que permite ao consumidor trocar seus pontos por recompensas, como descontos, brindes e benefícios.

Um fabricante de máquinas para drenagens de solo também pode escolher seus principais clientes para receberem um tratamento especial. Eles terão acesso a atendimento diferenciado, cupons de desconto e outras vantagens.

São aqueles que ficam sabendo sobre lançamentos em primeira mão, são convidados para testes e assim por diante.

8. Manter contato

É fundamental manter contato com os clientes para incentivá-los a voltar mais vezes, e uma das formas de fazer isso é por meio de um blog, informativos e outros veículos que ajudam a manter uma comunicação ininterrupta.

Um centro veterinário próximo de mim pode enviar uma carta escrita à mão para agradecer ao cliente pela preferência ou oferecer um desconto para a próxima consulta.

9. Ajudar o cliente

A relação entre a marca e o cliente não deve acabar no momento em que ele compra a solução, muito pelo contrário. Depois da aquisição, continua sendo importante manter contato para saber como o produto está ajudando no dia a dia.

Também é interessante criar conteúdos valiosos que ensinam um pouco mais sobre a solução que podem ser acessados no blog da marca ou até mesmo enviados por e-mail para quem comprou.

Considerações finais

Fidelizar os clientes é tão ou mais importante do que conquistar novos consumidores no mercado. As estratégias para alcançar esse objetivo são muito mais em conta do que as ações que visam atrair um público novo.

Por meio das estratégias mostradas ao longo deste conteúdo, o negócio terá muito mais facilidade para fidelizar quem já compra com ele e aproveitar todos os benefícios dessa prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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