Como fazer o marketing médico? Dicas para começar

Você tem um consultório médico ou odontológico e quer movimentar sua agenda, mas não sabe por onde começar, o marketing médico pode te ajudar.

Ficar postando no Facebook e no Instagram e vê que o retorno não acontece. E ainda acha que não tem capital suficiente para investir em um grande e completo plano de marketing médico.

Diferente de outras áreas, onde podemos fazer um plano de marketing médico efetivo definindo o perfil do público-alvo para depois impactá-lo com anúncios e conteúdo, na área da saúde as coisas funcionam de outra forma.

Como fazer o marketing médico? Dicas para começar

Imagine que você está no Facebook navegando e, de repente, é impactado com um anúncio de uma clínica de ortopedia. O conteúdo do anúncio pode ser extremamente interessante, mas você só irá procurar aquela clínica se estiver realmente precisando de atendimento naquele momento.

É completamente diferente, por exemplo, de uma loja de tênis exibir um anúncio contendo um modelo feminino, moderno e em promoção, em que aparece especificamente para mulheres que curtem corrida e esportes. A chance de qualquer mulher com as características definidas acima se interessar é grande.

Vou citar outro exemplo: o desta agência aqui, focada em marketing médico e odontológico.

Podemos criar anúncios em redes sociais do tipo: “Quer conquistar novos pacientes? Saiba como” e definir como público alvo os profissionais com cargo de médico, dentistas, proprietários de clínicas e consultórios particulares. Existem boas possibilidades desse profissional se interessar e entrar em contato.

Mas um médico não pode fazer um anúncio similar: “Quebrou o pé? Está com dor de ouvido? A coluna está doendo? Agende uma consulta”

Resumindo, conseguimos selecionar quase todos os tipos de públicos através das mídias sociais: definimos faixa de renda, escolaridade, gênero, interesses… mas não há como saber se aquela pessoa PRECISA ou não de um atendimento médico específico.

Como começar o marketing médico?

A melhor maneira de conquistar novos pacientes é ser encontrado por eles no momento em que estão precisando.

Convenhamos que é muito melhor SER ENCONTRADO por alguém que está próximo da região do seu consultório e que precisa agendar uma consulta.

Segundo o próprio Google, cerca de 77% dos pacientes buscam um médico no Google antes de marcarem suas consultas.

O Google tem uma ferramenta sensacional que, se for muito bem estruturada, garante resultados incríveis, mesmo com pouco investimento.

O AdWords é o principal serviço de publicidade do Google. Se há pessoas que pesquisam pelos seus serviços no Google, vale a pena investir neste tipo de campanha.

O marketing médico de busca tem como foco estratégias de divulgação em ferramentas de pesquisa.

As estratégias de divulgação não são iguais para todas as áreas. É necessário pensar bem se aquilo funciona ou não para o seu negócio, antes de sair fazendo um planejamento cheio de ações que não resultarão em conversões (novos agendamentos).

Depois de muitos testes e estudos, podemos afirmar que, se forem utilizadas estratégias certeiras no marketing de buscas, o resultado provavelmente irá te surpreender!

Em quais ações de marketing digital devo investir para obter os melhores resultados?

O Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia para se promover.
Atualmente, temos uma grande variedade de estratégias e formas de aplicar o Marketing digital.

Como investir em Marketing médico digital

As mais utilizadas e que produzem resultados mais satisfatórios são:

Marketing médico de Conteúdo: Manter o consumidor informado sobre o seu negócio, facilitando que ele encontre essas informações quando procurar. Por exemplo, manter um blog atualizado.

Email Marketing: Envio de mensagens comerciais por email.

Redes Sociais: Presença em mídias sociais, promoções e interação ativa com os usuários. Para se ter uma ideia, o Facebook hoje possui mais de 1 bilhão de usuários cadastrados e você ainda pode comprar seguidores no instagram, para aumentar sua audiência por lá também.

Marketing médico de Busca: Existem duas formas de aparecer nos mecanismos de busca:

SEO: seu site aparece organicamente – parte gratuita, através de um conjunto de estratégias que possibilitam o aumento da exposição, principalmente no Google. Anos atrás havia uma certa facilidade de aparecer organicamente, já que não existiam tantos sites e os buscadores não indexavam todas as páginas (geralmente era somente a primeira de cada site).

Com o crescente aumento de sites e blogs, a quantidade de links é enorme e muito poucos conseguem aparecer na primeira página gratuitamente.

SEM: através dos links patrocinados – paga-se por clique e temos um anúncio no topo dos resultados das buscas relacionadas ao seu negócio.Esse método é garantido para aparecer conforme seu
investimento.

Não posso investir muito, o que devo escolher em primeiro lugar?

Para pequenos negócios que desejam marcar presença na web com baixo investimento, o ideal é lançar mão dos anúncios do Google Adwords (links patrocinados com resultados a curto prazo) na rede de pesquisa e de uma boa fan-page com postagens periódicas (podendo também ser patrocinadas).

O Facebook aproximará o público do seu negócio, fazendo com que conheçam e interajam. Não necessariamente isso se tornará uma venda imediata, mas é um passo importante para garantir credibilidade ao seu negócio.

O Google Adwords traz resultados imediatos relacionados a fechamento de negócios.

Considero a estratégia mais eficaz para concretizar vendas a curto prazo.

Sem esquecer que é muito importante ter um site informativo de fácil navegação, responsivo e intuitivo, ou, melhor ainda, uma landing page específica para cada serviço anunciado, já que os anúncios irão direcionar o cliente diretamente para lá.

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