Como calcular o melhor custo em sua mudança?

Sempre quando alguém se muda de endereço é um momento que será cheio de expectativas, principalmente quando essa mudança é esperada há muito tempo. Para que tudo dê certo, é essencial saber o quanto você vai gastar para fazer uma mudança. Mas, não fique com medo dos cálculos, o Excel pode lhe ajudar nesses casos, e por conta disso, para saber usar o Excel, você deve ter um bom Curso de Excel Avançado.

Pois, para se mudar, não basta somente encaixotar todos os pertences e simplesmente trocar de imóvel. Existem outros detalhes a serem resolvidos. Com o objetivo de facilitar a mudança de casa, separamos neste artigo alguns assuntos que podem lhe auxiliar neste assunto.

Podemos destacar que um dos fatores que mais influencia no valor que é cobrado para o serviço de logística de mudanças é a cubagem, isso quer dizer, sobre a quantidade de objetos e móveis com a qual a empresa irá trabalhar.

Neste artigo, vamos explicar como é feito o cálculo da cubagem pelas empresas que trabalham com mudanças.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

A relação entre volume e cubagem

Todos os caminhões que realizam alguns serviços de mudanças podem ser de diversos tamanhos, porém nem sempre o cliente necessita ocupar todo o espaço disponível pelo caminhão. Por conta disso, existe a opção de compartilhamento de carga, fazendo com que você pague proporcionalmente com a área ocupada.

O peso dos objetos não será a unidade de medida fundamental, há itens leves que podem ocupar muito espaço. Por conta disso, quando uma empresa de mudança preparar um cálculo do custo do transporte, ela irá trabalhar com o volume. Com isso, o cálculo da cubagem será o recurso estándar utilizado.

Este número poderá variar, cada empresa pode adotar uma margem de acordo com a sua característica do transporte, porém geralmente é considerado como sendo 300. Portanto, se multiplica o volume dos objetos que serão transportados, o cálculo será o seguinte: altura x largura x comprimento.

Sempre tenha atenção: se o objeto for oco, e com espaços internos, o valor final poderá ser dividido por 2 ou 3.

Tenha cuidados antes de contratar o transporte

É fundamental sempre solicitar um orçamento prévio para a empresa, a grande maioria das empresas oferecem este procedimento sem nenhum custo adicional. Com o objetivo de evitar gastos adicionais posteriores, é indicado sempre deixar muito bem claro quais serão as necessidades que você quer, como embalagem, desmontagem de móveis, remontagem no local, carregamento, entre outros.

Você deve ter muita precaução, vale muita pena solicitar uma vistoria da empresa ao local de retirada, e assim eles possam verificar sobre o tamanho, a quantidade e o peso estimado. É essencial também repassar todos os detalhes do imóvel no destino final, para evitar entraves de descarregamento e locomoção.

Sempre depois da assinatura do contrato de prestação de serviço. Tente evitar saltar este passo, isso será a garantia dos seus direitos, e assim evite aborrecimentos se algo foi combinado e não foi feito. 

É fundamental que você verifique se todos os serviços que estão descritos conforme o solicitado foram feitos. E assim, finalmente, se quiser ter mais tranquilidade, você poderá ainda contratar um seguro para os seus bens, pois com quaisquer tipos de acidentes, como roubos e tombamentos, você poderá ser ressarcido.

Entenda os principais custos envolvidos em uma mudança

Para compreender o quanto custa fazer uma mudança, é fundamental entender o que você precisará gastar durante essa etapa. Com o conhecimento das despesas, você poderá se programar financeiramente e não ter surpresas desagradáveis.

Transporte da mudança

Um dos principais gastos com a mudança é o transporte, especialmente quando falamos sobre a distância do ponto de partida até o local que será entregue. Fatores como a quantidade de caixas podem influenciar no custo final.

É essencial fazer algum orçamento com as equipes de diferentes lugares para saber qual o orçamento que vai caber no seu bolso. Jamais se esqueça de escolher pessoas que sejam confiáveis e que tenham experiência com mudança, sempre combine com antecipação com o objetivo de garantir a data em que pretende se mudar.

Montagem e desmontagem de móveis

Outros gastos podem acontecer, que são os gastos da montagem e da desmontagem de móveis. Esse serviço precisa ser feito por bons profissionais, com o objetivo de garantir a integridade de todos os bens.

Existem empresas de transportes que já englobam os tipos de serviço e o preço que já é embutido no valor total. Então, sempre ao pedir o orçamento, sempre questione sobre todos os outros serviços que os profissionais realizam, além da mudança.

Embalagem de itens pessoais

Colocar todos os itens pessoais em caixas é uma tarefa que precisa ser feita com bastante antecedência e, assim como a montagem e a desmontagem, pode-se contratar um profissional para isso. Uma equipe especializada vai garantir que os itens frágeis sejam bem embalados e ainda especificará todas as caixas de acordo com os cômodos e com as características do conteúdo, com a finalidade de facilitar no dia da mudança.

É essencial procurar opções que sejam confiáveis e, de preferência, busque por indicações. Pois, serão pessoas que lidarão com os seus pertences e que vão assegurar assim que eles possam ser transportados adequadamente.

Pintura do imóvel

Normalmente, o novo imóvel será entregue em excelentes condições para que o morador possa morar imediatamente. Mas, é sempre importante analisar se você deseja a troca da cor da residência nova ou se existe a necessidade de uma nova pintura.

Instalações elétricas

Outro ponto muito importante na hora de saber quanto que irá custar para fazer a mudança é incluir sempre no contrato a inspeção nas instalações elétricas.

 

O Excel é um excelente programa que vai lhe auxiliar a ter organização e calcular sobre os seus gastos de forma correta, se você ainda não sabe mexer no Excel, indicamos que você faça um Curso de Excel.

 

Depois de ler sobre como calcular o melhor custo em sua mudança, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.