utilização das redes sociais

Como a utilização das redes sociais podem ajudar a alavancar as vendas da minha empresa

As redes sociais são uma ferramenta muito importante para a sociedade e para as marcas. As empresas sabem disso, assim como sabem que não podem mais investir apenas na publicidade tradicional para obter sucesso em seus negócios. 

O boom das redes sociais e da publicidade nos trouxe muitos aprendizados e reflexões na área do marketing digital. Quais são as melhores redes sociais para o seu negócio? Como se comunicar ou aproveitar cada rede social? Qual é a rede que mais beneficia o seu negócio? Essas são perguntas que todo empreendedor deve se fazer.

Neste post, vamos ajudá-lo a responder a essas perguntas. Partilhamos com você as nossas dicas sobre estratégias nas redes sociais (para que as aplique ao seu negócio), bem como o contexto digital do nosso país e o que deve saber antes de abrir as redes sociais do seu negócio. Vamos lá?

A importância das redes sociais para a sua empresa

Como a utilização das redes sociais podem ajudar a alavancar as vendas da minha empresa

Como bem sabemos, as redes sociais fazem parte das nossas vidas. De acordo com pesquisas, em 2020, 4,2 bilhões de pessoas usaram as redes sociais em todo o mundo. Isso significa que pouco mais de 50% da população mundial utiliza as redes sociais.

Existem milhões de usuários de redes sociais. Se compararmos com o número de habitantes, no nosso país, aproximadamente, 77% das pessoas utilizam as redes sociais. Com esses números, você acha que é necessário que seu negócio esteja presente nas redes? A resposta é, sim, mil vezes!

O argumento reforça o que mencionamos no início deste artigo, as redes sociais fazem parte de nossas vidas e é de extrema importância se adaptar a elas para obter vantagens e evoluir no mundo digital. 

Elas também são conhecidos como mídias sociais porque são um ambiente para se comunicar e interagir. Muitos movimentos sociais ganharam força graças a elas, e são um excelente canal para nos informar. Claro, o objetivo comercial foi consequência do sucesso que tiveram na sociedade.

Durante 2020 e 2021, as pessoas deixaram claro que preferem marcas que tenham valores com os quais se identificam e que sejam coerentes com eles. A cultura do cancelamento também afeta as marcas e é uma realidade no meio digital.

A cultura do cancelamento consiste em retirar o apoio, deixar de seguir, deixar de consumir aquelas pessoas, figuras públicas ou marcas que com suas ações ou comentários ofendam a sociedade ou um grupo dela”

O que você deve saber antes de abrir as redes sociais do seu negócio

A expectativa ao abrir as redes sociais de uma empresa é atingir mais pessoas, não importa o seu nicho, se você possui uma empresa de recuperação de dados ou uma loja de roupas de bebê, estar mais próximo dos usuários e clientes, além de compartilhar novidades e ganhar reconhecimento no setor é essencial. 

A seguir, revisaremos alguns aspectos importantes a serem considerados para obter sucesso nas redes.

Conheça o uso de cada rede social

Uma das coisas mais importantes é entender para que serve e as características de cada rede social. Como você pode imaginar, nem todas são iguais e existem muitas. 

Diferenciá-las ajudará você a escolher as melhores para sua empresa. Vamos revisar o uso das principais redes sociais para que você identifique quais podem ser utilizadas para a estratégia da sua empresa.

Facebook

O Facebook é a rede social com milhões de usuários. Você pode criar uma página oficial do seu negócio com informações sobre a sua marca e sobre o que você vende, por exemplo, se oferece serviços ou aquele sistema pdv frente de caixa que otimiza o tempo e tarefas para muitas empresas (localização da loja física, horário de funcionamento, etc.), onde você pode divulgar novidades, lançamentos, oferecer atendimento e anunciar para atingir mais pessoas.

No Facebook você pode fazer upload de seus produtos e conectar a loja do Facebook com sua loja online para vender mais.

Twitter

Essa rede é ideal para posicionar sua marca e saber o que seus usuários falam sobre você (permite também monitorar). 

O Twitter funciona como um meio de informação de alta velocidade, a tal ponto que muitos meios de comunicação tradicionais o utilizam como fonte de informação para detectar notícias ao vivo (por exemplo, em manifestações, guerras, acidentes, etc.)

O conteúdo no Twitter é classificado por relevância, idade (mais recente), engajamento e de acordo com os gostos passados ​​e presentes das pessoas.

Instagram

Uma rede focada no visual 100%. O Instagram permite que você compartilhe imagens e vídeos curtos para envolver sua comunidade. Essa rede é perfeita para divulgar seus produtos, lançar enquetes, fazer transmissões ao vivo para compartilhar um lançamento, criar dinâmicas para distribuir produtos e assim atingir mais pessoas, etc.

Um recurso que está bombando nessa rede social são os Reels, vídeos curtos que podem ser facilmente editados no app e adicionar músicas, efeitos e muito mais. Compartilhar informações ou dicas nesse formato é um excelente exemplo de aproveitamento do Instagram. 

Usar hashtags e adicionar atributos às imagens ajuda a alcançar mais pessoas. Pode-se dizer que o Instagram integra muitas funções na mesma rede.

TikTok

Essa é a nova rede social que veio para movimentar a forma como interagimos e consumimos conteúdo em nossos celulares. 

TikTok permite que você compartilhe vídeos em formato vertical e receba muitas visualizações porque seu algoritmo recomenda os vídeos e não há nada além de vídeos. 

Isso incentiva a interação e, quando um vídeo se torna viral ou tendência, os usuários tendem a replicá-lo por meio de desafios. Assim como no Instagram, o uso de hashtags faz parte da estratégia.

WhatsApp

É um aplicativo de mensagens onde você pode adicionar contatos e trocar mensagens. A versão empresarial ou mais conhecida como WhatsApp Business permite automatizar as mensagens para dar uma resposta imediata aos seus clientes. 

No entanto, muitos empreendedores também usam a versão normal para enviar catálogos ou dar atenção em massa por meio de listas de mala direta.

YouTube

É um site dedicado ao compartilhamento de vídeos com uma ampla variedade de temas e técnicas de comunicação. No YouTube podemos encontrar vídeos tutoriais (os mais famosos e úteis para os usuários) tanto cápsulas, vlogs, filmes e videoclipes e muitos outros.

Esta plataforma permite que as pessoas interajam com um vídeo através de comentários ou avaliações “Gostei deste vídeo” e “Não gostei deste vídeo”. As métricas e resultados de cada vídeo ajudam a posicioná-lo no YouTube para que chegue a mais pessoas e, caso o vídeo seja monetizado, receba o pagamento pelas visualizações.

LinkedIn

Uma rede social profissional e networking. O LinkedIn permite que você crie um perfil comercial para dar as notícias mais relevantes e que o setor tenha visibilidade delas. Por outro lado, você pode divulgar vagas em sua empresa e interagir com seus funcionários. 

Esta rede não funciona para todos os tipos de empresas, pois é altamente focada em tecnologia, varejo, recursos humanos, marketing (digital e tradicional) e outros setores de serviços.

A utilização das redes sociais, como podemos observar, são muito benéficas para todas as empresas da atualidade, comece agora mesmo com sua estratégia nas redes sociais e aumente seu faturamento.

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