atendimento automatizado

Atendimento automatizado: o que é e como utilizar?

O atendimento automatizado é a maneira mais segura de garantir que, mesmo enquanto o dono está dormindo, a sua empresa continua a todo vapor, atendendo e dando aquilo que os seus consumidores querem, 24 horas por dia, independente da circunstância.

É através desse tipo de estratégia que, ainda que o empreendimento comece atuando com balões infláveis de propaganda, será determinado o curso do sucesso de um negócio, uma vez que, no mundo de hoje, e no cenário agitado do mercado, é preciso ter agilidade.

Isso também significa dizer que, enquanto todas as pessoas que empreendem, seja somente no meio físico ou junto ao digital, estão fazendo uso das ferramentas automatizadas, aqueles que não as usarem ficarão para trás.

Não se pode nem mesmo vender frutas para empresas hoje em dia sem fazer uso dos aplicativos convenientes para a distribuição das mercadorias de forma adequada, uma vez que a comunicação é a base de tudo isso.

Se não for para usar as mesmas plataformas que todos estão usando, então, não haverá como se manter vivo na disputa com a concorrência.

Além do mais, o modelo automatizado se tornou indispensável, pelo fato de que os consumidores estão cada vez mais ansiosos. E só se pode atender uma grande multidão em tempo hábil fazendo uso de ferramentas automáticas.

Por essa razão, e para que seja possível dobrar até mesmo as vendas de uma espécie específica de muda de planta em uma floricultura, este artigo terá como objetivo explicar o conceito, as vantagens e as opções de ferramentas de automação disponíveis no mercado.

Em que consiste o atendimento automatizado?

É possível definir o atendimento automatizado como uma forma de serviço que visa a disponibilização das melhores, mais rápidas e independentes soluções que é possível entregar ao cliente.

Isso é o mesmo que dizer que trata-se de uma forma de interação do consumidor com a companhia sem que necessariamente ele precise dialogar de forma direta com um atendente para que as suas pendências sejam solucionadas.

Essa é somente uma das inúmeras vantagens que a transformação digital proporcionou para a área de atendimento ao cliente, de forma que até mesmo um banner para sorveteria, desde que possua um QR code, pode possibilitar diversas opções automáticas.

Afinal de contas, se antes o usuário precisava ficar vários minutos colado com o telefone ou mesmo no chat para resolver uma coisa bem simples, como solicitar a segunda via de um boleto, hoje é possível fazer isso pelo atendimento automático.

É bastante simples, rápido e muito menos burocrático. Só a partir da forma do seu funcionamento, já dá para adiantar a compreensão de muitas das suas vantagens.

São muito diferentes as funções que o atendimento automático pode exercer, a depender da plataforma de comunicação que seja escolhida para ser utilizada.

Para citar um exemplo, nas redes sociais ele pode servir para responder de forma automática as mensagens diretas, de forma que se possa evitar que o cliente fique muito tempo no aguardo. Isso, inclusive, pode ser aplicado no atendimento do WhatsApp.

Entretanto, outras funcionalidades envolvem uma maior necessidade de automação, que às vezes acaba dependendo de algumas plataformas específicas, tais como o chatbot ou URA de atendimento, que serão abordados mais para frente.

Mas, para além de objetivos específicos, a realidade é que a importância do atendimento automatizado perpassa diversas fronteiras. E, tal como na montagem de um pergolado com teto de policarbonato, os que se valem dessas ferramentas estão atrás da perfeição.

Dessa forma, essa é uma tática bem interessante para as companhias que desejam otimizar o desempenho dos atendentes, potencializando o seu negócio e até mesmo diminuindo os seus erros.

Ainda assim, fica o questionamento acerca de se o atendimento automatizado constitui, de forma definitiva, a solução para todos os problemas, quando se fala sobre o chamado atendimento ao cliente.

Em virtude do fato de que muitas coisas ficam de lado quando se está falando sobre os atendimentos automáticos, nunca é demais lembrar que nada disso levará ao sucesso se não houver método.

Além disso, é preciso que haja esforço e dedicação para que esse tipo de entrega possa adquirir um tom mais humano, pois a maioria das pessoas não gosta de ficar sendo nutrida apenas de elementos artificiais.

6 vantagens do uso do atendimento automatizado

Nesse momento, é possível citar, logo de cara, seis benefícios que são entregues quase que instantâneamente a partir do uso das ferramentas automatizadas, tanto para o cliente quanto para a empresa. São eles:

  1. Agilidade na entrega;
  2. Disponibilidade para todos;
  3. Facilidade na retenção dos dados;
  4. Otimização inteligente do tempo;
  5. Maior satisfação dos consumidores;
  6. Disponibilidade vinte e quatro horas.

É preciso destacar, de uma forma geral, neste artigo, o fato de que o comportamento dos consumidores está indicando que, dia após dia, eles estão prezando mais e mais por eficiência e agilidade, de forma que esse atendimento só dará certo se entregar isso.

Pois, ao invés de ficar em uma fila grande e demorada, esperando para ser atendido, o cliente precisa conseguir tirar algumas dúvidas de maneira instantânea, de acordo com a configuração dos bots ou das demais ferramentas da plataforma.

Poucas coisas no mundo devem ser mais frustrantes do que precisar entrar em um diálogo direto com uma companhia e não conseguir esse contato de jeito nenhum. Seja por meio das redes sociais, pelo WhatsApp ou pelo telefone.

Ninguém deseja ficar horas e horas aguardando por uma resposta, especialmente se for de algo extremamente simples. De modo que, se for simplesmente para receber um orçamento de uma camiseta de academia customizada, por exemplo, não há motivo para demora.

Há, nesse caso, uma necessidade de fazer uma automação efetiva para, pelo menos, fornecer o atendimento inicial de forma imediata.

É exatamente neste cenário de insatisfações que o atendimento automático se faz tão relevante.

Além do mais, esse serviço está disponível vinte e quatro horas por dia, como já foi dito, o que significa que independentemente da hora ou do dia do contato, será possível receber algum tipo de retorno.

Nos tempos atuais, uma grande parte das decisões nas organizações são tomadas levando em consideração os dados e os demais detalhes que a empresa possui. Em linhas práticas, é possível dizer que isso não acontece à toa.

Existem inúmeros indicadores, métricas e acompanhamento de resultados que devem ser avaliados para ser possível obter certeza de que a decisão que a gerência está tomando é a melhor a ser aderida.

Caso, para automatizar o atendimento, seja decidido que se deve usar alguma plataforma ou software em específico, fica mais simples obter essas informações.

Geralmente, as ferramentas apresentam relatórios integrais que auxiliam na compreensão mais aprofundada das referências e dos indicadores.

Opções de atendimento disponíveis no mercado

Finalmente, e para que seja possível pedir até mesmo uma caneca de alumínio para chopp pela internet com conforto e praticidade, a clientela recorrerá às empresas que podem fornecer respostas rápidas, uma vez que possuem as ferramentas certas.

Dessa forma, dentre as principais opções de atendimento automatizado disponíveis no atual mercado, é possível destacar:

  1. Versão business do WhatsApp;
  2. Chatbot;
  3. Atendimento URA;
  4. Autoatendimento.

Um dos apps mais usados de todos os tempos, o WhatsApp, possui uma versão para empresas que é extremamente útil.

É nela que se torna possível criar uma conta comercial para realizar atendimentos e que já põe os dados mais importantes da empresa, como o endereço, o horário de funcionamento e, principalmente, o site.

Além do mais, ele possui a funcionalidade de automatizar mensagens rápidas e avisos imediatos, que poderão auxiliar no maior dinamismo do atendimento ao cliente.

Tudo isso sem contar que é possível integrar os próprios chatbots com inteligência artificial para proporcionar atendimentos bastante completos, atendendo a diferentes demandas dos consumidores.

Com ele, também é possível fazer uma categorização através de etiquetas dos diferentes tipos de clientes, e conseguir, assim, obter acesso a relatórios de atendimento.

Já a URA de atendimento, que significa Unidade de Resposta Audível, é uma ferramenta usada nos processos de atendimento.

Essa função possibilita realizar automações no call center, potencializando os atendimentos e solucionando as solicitações de maneira mais eficaz.

Considerações finais

Hoje em dia, até mesmo uma tela para viveiro de plantas pode ser comprada pela internet, caso o agricultor deseje e busque pelos meios necessários.

Entretanto, não são apenas as compras virtuais que fazem necessárias as práticas do atendimento automatizado. Através da sua implementação, será possível atender aos anseios de um público que está cada dia mais acostumado com respostas imediatas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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