O forro de gesso é uma opção popular para cobrir a estrutura de telhados e tetos, proporcionando um acabamento suave e elegante para interiores. Ou seja, se quer melhorar, visualmente, o escritório de sua empresa de impermeabilização de laje, essa pode ser a solução.
Existem vários tipos de forros de gesso, cada um com suas próprias características e benefícios e, além disso, é possível mesclar isso com uma iluminação que trará sobrevida ao ambiente. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Quais os tipos de forro de gesso que existem?
Ao longo das últimas décadas, assim como os modelos de bomba de refrigeração, os toldos ganharam uma quantidade espetacular para todos os gostos e bolsos, portanto, as tendências que mais chama a atenção são:
Forro de gesso drywall
O forro de gesso drywall é uma opção cada vez mais popular para acabamentos internos em residências e escritórios. Ele é composto por chapas de gesso acartonado fixadas em uma estrutura de aço galvanizado, permitindo sua rápida instalação e remoção, além de proporcionar um acabamento liso e uniforme.
Além disso, o forro de gesso drywall pode ser facilmente adaptado para instalação de luminárias, sistemas de ar condicionado e outros equipamentos, tornando-se uma escolha prática e versátil para quem deseja renovar o visual de um ambiente ou torná-lo mais funcional.
Forro de gesso removível
Como o próprio nome já diz, pode ser removido facilmente e reinstalado para facilitar o acesso à parte de cima do teto. É ideal para ambientes comerciais e industriais, como para uma empresa de compressor parafuso, por exemplo
Forro de gesso convencional
É o tipo de forro mais comum, formado por placas de gesso fixadas em perfis metálicos suspensos. Provavelmente já viu nas casas e apartamentos de familiares, vizinhos e amigos.
Forro de gesso em placas
Com formato quadrado ou retangular, são fixadas diretamente no teto sem a necessidade de peças metálicas. Se tem uma casa com o pé direito baixo, é a dica ideal.
Forro de gesso em curva
Esse tipo permite criar formas curvas e arredondadas, tudo para que seja adicionado um elemento estético diferenciado aos interiores. Imagine, portanto, uma loja esportiva, com detalhes como grama sintética e gesso curvado? Seria um diferencial e tanto, não é mesmo?
Como podemos conferir, cada tipo de forro apresenta suas próprias vantagens e desvantagens em termos de instalação, custo, durabilidade, isolamento acústico e térmico, estética e funcionalidade. Agora está com você, pois precisará avaliar as opções disponíveis e escolher aquela que melhor se adapta ao ambiente e às necessidades do cliente.
4 Formas de iluminar forro de gesso
Mas chegamos aqui para saber quais as formas para iluminar o forro de gesso com grande desenvoltura, fazendo com que a vida útil da mesma seja elevada e os custos adequados para o montante que tem reservado.
Então, abaixo veremos o que é iluminação direta ou indireta, embutida ou decorativa.
1ª forma: Iluminação direta – Este tipo de iluminação é ideal para ambientes como cozinhas e áreas de trabalho, pois exigem maior luminosidade. É idealizada através de spots, luminárias ou luminárias pendentes que são direcionadas para o chão;
2ª forma: Iluminação indireta – Em cômodos aconchegantes e que são usados para relaxar, prefira a iluminação indireta. Neste tipo, as luminárias são instaladas atrás do forro de gesso, criando um efeito de luz que ilumina o ambiente de forma suave e uniforme. Como puderam notar, cabem perfeitamente em quartos e salas;
3ª forma: Iluminação embutida – Instalada dentro de nichos no forro de gesso, a iluminação embutida é muito utilizada em corredores, halls de entrada, banheiros e em outros ambientes de passagem. Por isso, irá criar um efeito de bastante discreto;
4ª forma: Iluminação decorativa – É utilizada para criar efeitos visuais e destacar elementos decorativos nos ambientes. Essa técnica chega atrelada às fitas de LED, spots direcionais, lustres, pendentes e outros elementos (é hora de colocar a criatividade para funcionar, lembrando sempre que devemos ter parcimônia para não errar no tom). Esse tipo de iluminação é ideal para salas de estar e jantar, áreas externas e outros espaços.
Vale lembrar que a escolha da técnica de iluminação ideal para o forro de gesso deve levar em conta as necessidades e objetivos de cada espaço, além do tipo de decoração e das preferências dos moradores. O importante é sempre buscar a harmonia entre a iluminação e os demais elementos da decoração.
Lembrando que uma decoração dentro de uma sala de estar de uma residência traz possibilidades diferentes, se comparado com um escritório industrial. Assim como em qualquer aquisição, é preciso se atentar com preços, profissionais que farão a instalação das peças e a qualidade dos materiais.
O que achou do texto de hoje? Gostou do conteúdo sobre as 4 Formas de iluminar forro de gesso? Se gostou, não se esqueça de enviar para seus amigos e compartilhar em suas redes sociais e de acompanhar as novidades no blog. Até a próxima!