pesquisa de mercado

4 Dicas de como realizar uma pesquisa de mercado online

Embora estejamos na era do marketing voltado para dados e ferramentas complexas que sejam capazes de analisar e prever resultados com altíssima precisão, qualquer tipo de decisão de empreendimento envolve a pesquisa de mercado.

As pesquisas e também análises prévias, são uma forma bastante eficaz de compreender a natureza e o movimento de um mercado. Além de trazer uma certa segurança, para diminuir a margem de erro nas tomadas de decisões guiadas pelo empreendedor e sua equipe.

O estudo do mercado, no entanto, nasce como uma ferramenta fundamental para reduzir os riscos e para identificar as oportunidades em qualquer estágio da vida de uma empresa. Como uma limpeza de sofá, que surge para minimizar os problemas existentes no sofá.

No entanto, embora seja uma atividade usual e muito importante, seus propósitos, potenciais e formas nem sempre são muito claras, e foi imaginando isso que esse artigo foi escrito.

Conceito de pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta adotada para compreender a realidade de algum mercado e aumentar o nível de efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento qualquer.

Em palavras curtas, é basicamente uma forma de juntar informações muito importantes que auxiliem um negócio a optar por decisões mais seguras e corretas.

Se uma empresa de portão de ferro social precisar ter informações sobre o mercado que ela atua, vai usar justamente a pesquisa de mercado.

As informações devem incluir características de comportamentos, hábitos de uso, bem como levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores. 

Benchmarking é um tipo de método que faz análise da concorrência no setor em que uma certa empresa atua, basicamente observando a concorrência. 

Por exemplo, uma empresa de micropigmentação fio a fio cabelo, pode fazer uma análise de como anda a concorrência.

Importância de fazer uma pesquisa de mercado

Muitos empreendedores ficam focados em inovação e tendem a ver com maus olhos a pesquisa de mercado. 

Eles creem que não é necessário estudar as estratégias de outras empresas para criar um negócio lucrativo e que ao se basear-se na concorrência, corre o risco de tornar o empreendimento ruim.

Bom, se uma creche para bebê de 1 ano observa como funciona a creche ao lado, não significa que isso vá tornar a creche pior, mas vai melhorar. Considerando os pontos fortes e fracos.

Primeiro que uma pesquisa de mercado não se limita à análise de empresas concorrentes. Seu estudo pode e deve ter um conjunto de vários outros tipos de dados, e isso é necessário, pois oferece um horizonte de todo o ambiente do seu negócio.

E quanto à inovar, os ricos dados levantados tem uma tendência apenas a ajudar com novos insights e ainda são capazes de fazer as suas ideias e sugestões muito mais realistas e concretas. E a pesquisa de mercado, tem alguns benefícios:

  1. Avaliação da possibilidade do empreendimento;
  2. Teste de novas campanhas e produtos;
  3. Exploração de novos nicho no mercado;
  4. Criação de segmentos inéditos.

Vantagens da pesquisa de mercado

Embora muitas das vantagens da pesquisa de mercado estejam evidentes, no Brasil ela ainda não recebe a importância que deveria ter. Existe uma visão errada de que seus preços são altos e, assim, é uma prática para as grandes empresas.

Isso não é verdade, pois até uma auto escola de adição de categoria d pode fazer pesquisa de mercado, e sem gastar muito.

E na verdade há diversos recursos diferentes para se fazer um estudo mercadológico com eficácia, desde meios fundamentais e acessíveis a grandes operações robustas. Algumas vantagens são:

Conhecer o seu público

Buscando informações mais específicas sobre o seu público-alvo ou cliente ideal, será possível construir personas, uma representação provável do seu cliente ideal. 

Essa compreensão mais precisa da sua audiência ajudará a tomar decisões mais precisas em todas as sessões da sua empresa, desde o desenvolvimento de produtos até o setor de comunicação.

Por exemplo, uma empresa que vende grelha de churrasco para fogão. Ela precisa entender bem seu público-alvo, para assim poder fazer um direcionamento melhor das estratégias de produto.

Compreenda a estratégia dos seus concorrentes

É necessário saber sobre os outros players do mercado para guiar melhor as suas estratégias de acordo com as ações realizadas por eles. Assim, os seus concorrentes são uma fonte rica de insights e experiências que não devem ser ignoradas.

Uma assistência de conserto tv de plasma, por exemplo, deve fazer uma pesquisa de mercado no seu ramo, para entender as estratégias de recepção de clientes nas lojas, para assim melhorar a experiência dele como consumidor.

Analisar o desempenho de outros empreendimentos do mercado

Um mercado vai depender da forma de atuação de diversos empreendimentos variados como prestadores de serviços, distribuidores, profissionais de comunicação e muitos outros.

Quando um único fator dessa cadeia está tendo muitos problemas, todos os outros são afetados direta ou indiretamente.

4 Dicas para fazer uma pesquisa de mercado

As soluções de pesquisa de mercado online fizeram as pesquisas mais rápidas, fáceis e acessíveis. Atualmente, é possível ter os resultados da sua pesquisa em pouco tempo. Há casos em que a pesquisa pode finalizar até em menos de vinte e quatro horas.

As pesquisas de mercado online inclusive dão mais uma vantagem. As informações devem ser checadas, auditadas e processadas de modo que seja automatizado. Por exemplo, a certa dificuldade de se tabular as informações de uma pesquisa de mercado em um papel. 

Na pesquisa online, os resultados já vêm prontos para serem usados em gráficos e tabelas de visualização facilitada.

1. Definição do problema

O problema da sua pesquisa é aquilo que se está procurando conhecer. Assim, toda a pesquisa se origina de uma necessidade real, de um problema que precisa ser solucionado ou uma meta que precisa ser alcançada. 

Por isso, o primeiro passo para a criação de uma pesquisa de mercado online é definir, de forma fácil e objetiva, o problema que se pretende solucionar.

Uma forma muito oportuna de definir o problema ou meta é transformá-lo em uma pergunta. 

Perguntas como, aumentar as vendas do produto, se os clientes estão satisfeitos ou se as pessoas pensam na marca o tempo todo e como fazer para ela ser lembrada.

Dessa forma, é importante também que a empresa não tente responder a sua própria pergunta do seu problema de pesquisa. Pois, durante esse exercício, a sua própria opinião não deve se tornar um juízo de valor sobre a meta da sua pesquisa.

Se uma fabricante de máquina de café para bar definir problemas, e ela mesma responder, não faz sentido, pois serão respostas irreais sobre a empresa e seu produto.

2. Fazer um questionário

A criação de um questionário de pesquisa é a etapa que pede mais atenção. É necessário que as perguntas sejam feitas de forma clara e direta para que os entrevistados entendam o que se quer dizer.

Pois, os questionários que contém perguntas confusas podem gerar respostas ambíguas, mudando os dados e a análise final. E também, evitar fazer questionários muito longos, que trate de muitos temas variados.

Assim, existem jeitos de fazer a pesquisa mais  atraente para quem for responder. Pode-se, por exemplo, usar recursos diversos como fotos, vídeos e textos entre as questões. 

3. Definição do público

Para ter as respostas corretas, é necessário realizar perguntas para as pessoas certas. Não adianta completar uma pesquisa de satisfação com quem nunca usou o seu produto. E também não dá para pedir a opinião masculina sobre produtos femininos.

Assim, se a empresa for analisar uma ideia de negócio, é necessário pedir a opinião de pessoas que não te conhecem e não tem relação pessoal com a sua ideia. E assim, é pouco indicado fazer esse tipo de pesquisa via redes sociais.

Para fazer a definição do público da sua pesquisa, leva-se muito em conta qual o perfil das pessoas que precisam responder as perguntas certas.

Se são os seus consumidores, faça contato com eles. Porém, caso sejam clientes em geral, é mais aproveitável recorrer aos painéis de respondentes.

4. Análise de resultados

Ao realizar a pesquisa de mercado online, pode-se ver os resultados em tempo real. Nesse caminho, após a finalização da coleta dos dados, os resultados são mostrados em gráficos e tabelas. 

Assim, a empresa também pode exportar os resultados em Excel e em outras ferramentas de análise de dados, para fazer novas intersecções e análises.

Considerações Finais

E por fim, para conhecer qual pesquisa de mercado é a mais completa e correta para o seu empreendimento no atual momento, a chave é olhar para sua empresa como um todo, em primeiro lugar. 

Não é possível fazer um bom estudo sem antes saber bem as características da sua própria empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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