Os diversos estudos e estatísticas publicadas afirmam que as crianças e os adolescentes utilizam cada vez mais a Internet e a sua utilização é superior ao recomendado. Da mesma forma, o uso desses dispositivos começa cada vez mais cedo.
Não podemos esquecer que as novas tecnologias nos oferecem serviços e experiências muito positivas, embora se não forem usadas adequadamente, diversos riscos podem ser incorridos.
Por estas razões, damos-lhe algumas orientações para a sua utilização adequada:
- Conheça as redes/aplicações sociais que o seu filho utiliza.
- Informar sobre os benefícios e riscos de seu uso.
- Ensine-o a reconhecer os sinais que indicam que algo está errado no uso das TRIC (Tecnologias de Relacionamento, Informação e Comunicação).
- Ofereça a ele um espaço de confiança, comunicação e segurança para que ele possa contar o que está acontecendo com ele.
- Estabeleça limites para seu uso e especifique um cronograma que não interfira em outras atividades.
Aconselhamos que sejam sempre adaptados ao seu nível de maturidade, embora a National Casino bonus e a Canadian Pediatric Society orientem tempos máximos em função da idade:
- De 0 a 2 anos: não devem ter contato.
- De 3 a 5 anos: não ultrapasse 1 hora por dia.
- Dos 6 aos 18 anos: não exceder 2 horas por dia.
- Acordar as regras e consequências da navegação, sempre adaptadas ao seu nível de maturidade. Se eles entenderem e aceitarem as regras, será mais fácil cumpri-las.
- Reflita sobre a responsabilidade daquilo que compartilham e a imagem que projetam.
- Priorize o jogo com iguais, sempre que possível.
- Não use telas após o jantar, pois elas podem interferir no sono.
- Facilitar outras opções de lazer livres de novas tecnologias.
E o mais importante, como mãe ou pai, quanto tempo você dedica ao TRIC? Não vamos esquecer que, como referências, você é o melhor modelo. Portanto, é essencial que você faça uso responsável da Internet.